segunda-feira, 14 de outubro de 2013

São Nicolau


Muito amado pelos cristãos e alvo de inúmeras lendas, São Nicolau nasceu no ano 275 em Pátara, na Ásia Menor. Era filho de pais ricos com profunda vida de oração.

Tornou-se sacerdote da diocese de Mira, onde com amor evangelizou os pagãos, mesmo no clima de perseguição que os cristãos viviam.

Segundo a tradição, na cidade de Mira, na Turquia, os bispos e sacerdotes se encontravam no templo reunidos para a eleição do novo bispo, já que o anterior tinha morrido. 

Ao fim disseram: "escolheremos ao próximo sacerdote que entre no templo". Nesse momento sem saber o que ocorria, entrou Nicolau e por aclamação de todos foi eleito bispo. 

Foi muito querido pela quantidade de milagres que concedeu aos fiéis. São Nicolau é conhecido principalmente para com os pobres, já que ao receber por herança uma grande quantia de dinheiro, livremente partilhou com os necessitados. 

Nicolau conquistou a todos com sua caridade, zelo, espírito de oração, e carisma de milagres. 

Certa vez, Nicolau sabendo que três pobres moças não tinham os dotes para o casamento e por isso o próprio pai, na loucura, aconselhou a prostituição, jogou pela janela da casa das moças três bolsas com o dinheiro suficiente para os dotes das jovens. 

Daí que nos países do Norte da Europa, usando da fantasia, viram em Nicolau o velho de barbas brancas que levava presentes às crianças no mês de dezembro.

Historiadores relatam que ao ser preso, por causa da perseguição dos cristãos, foi torturado e condenado a morte, mas felizmente se salvou em 313, pois foi publicado o edito de Milão que concedia a liberdade religiosa. 

São Nicolau, cujo nome significa "protetor e defensor dos povos" foi tão popular na antiguidade que lhe consagraram no mundo mais de dois mil templos. 

Era invocado pelos fiéis nos perigos, nos naufrágios, nos incêndios e quando a situação econômica ficava difícil, conseguindo estes favores admiráveis por parte do santo.

Por ter sido tão amigo da infância, em sua festa se repartem doces e presentes às crianças, e como em alemão se chama "São Nikolaus", começaram-no a chamar Santa Claus, sendo representado como um ancião vestido de vermelho, com uma barba muito branca, que ia de casa em casa repartindo presentes e doces às crianças. 

De São Nicolau escreveram muito belamente São João Crisóstomo e outros grandes Santos, mas sua biografia foi escrita pelo Arcebispo de Constantinopla, São Metodio.

Desde criança se caracterizou porque tudo o que conseguia o repartia entre os pobres. Um de seus tios era bispo e foi este quem o consagrou como sacerdote, mas ao ficar órfão, o santo repartiu todas suas riquezas entre os pobres e ingressou em um monastério.

São Nicolau participou do Concilio de Nicéia, onde Jesus foi declarado consubstancial ao Pai.

Na época de Licino, quem decretou uma perseguição contra os cristãos, Nicolau foi encarcerado e açoitado. Com o Constantino foram liberados ele e outros prisioneiros cristãos. 

Diz-se que o santo conseguiu impedir que os hereges arianos entrassem na cidade de Mira.

No oriente o chamam Nicolau de Mira, pela cidade onde foi bispo, mas no ocidente lhe chama Nicolau de Bari, porque quando os maometanos invadiram a Turquia, um grupo de católicos tirou dali, em segredo, as relíquias do santo e as levou a cidade de Bari, na Itália.

Nesta cidade se obtiveram tão admiráveis milagres por sua intercessão, que seu culto chegou a ser extremamente popular em toda a Europa. É Padroeiro da Rússia, da Grécia e da Turquia.

Entrou Nicolau no Céu em 324 ao morrer em Mira com fama de santidade e de instrumento de Deus para que muitos milagres chegasse ao povo.

ORAÇÃO
Senhor, pelos méritos de São Nicolau, concedei-me a graça da bondade e zelo para com os mais aflitos, necessitados e em especial para com as crianças. Que eu saiba aprofundar em mim os dons que me destes, colocando-os em prática. Livrai-me da omissão e da preguiça. Amém.

SUA FESTA É CELEBRADA NO DIA 6 DE DEZEMBRO

Nenhum comentário:

Postar um comentário